Para ser considerado um software livre, este deve dar a liberdade aos usuários executarem (utilizarem), copiarem, distribuirem, estudarem, modificarem, aperfeiçoarem e distribuirem suas melhorias, é um conceito bastante similar ao de Recurso Educacional Aberto, utilizado na Educação.
Os softwares livres, por concepção, acabam sendo mais rápidos, mais seguros e mais eficientes, pois qualquer pessoa com conhecimento técnico poderá ajudar a melhorar o software e o adequar às suas necessidades e às necessidades da sua comunidade de usuários.
Os softwares livres não contrinuem com a obsolescência programada (softwares que ficam lentos com o tempo para que o usuário o troque o computador), por isto, software livre tem sido opção para escolas e telecentros no Brasil inteiro, o trazendo acesso e inclusão digital.
Provavelmente você está agora mesmo utilizando software livre ou módulos livres. A Internet só existe graças a softwares livres que são utilizados para controlar a comunicação entre os computadores e as redes, softwares estes, construidos colaborativamente por milhares de pessoas ao redor do mundo.
O que é software livre? softwarelivre.org http://softwarelivre.org/portal/o-que-eA filosofia que mantém o Software Livre vem principalmente do projeto GNU (Gnu is Not Unix). A filosofia do projeto afirma que os usuários devem ter liberdade total no uso do computador, em um aspecto amplo, afinal, se os usuários não controlam os programas, são os programas que controlam os usuários.
Um exemplo de controle pode ser visto na obsolescência programada (softwares programados para ficarem lentos com o tempo), o software proprietário no controle leva milhares de pessoas no Brasil a descartarem seus computadores e comprarem novos, enquanto com software livre e os usuários no controle, boa parte destes computadores volta para escolas e telecentros, funcionando perfeitamente.
Outro elemento presente na filosofia GNU é a modularização do sistema. Sistemas proprietários tendem a ser gigantescos (ex: Microsoft Office, Microsoft Windows, Adobe Photoshop), o usuário não tem opção a não ser aceitar tudo ou não usar. A modularização consiste em fazer pequenos programas, simples, que funcionando em conjunto atendem perfeitamente o que os usuários buscam e facilita sua modificação e melhoria por desenvolvedores.
O projeto GNU recomenda o uso de copyleft, que consiste no inverso do termo copyright. Em termos burocráticos, é feito o registro dos softwares (copyright), e o dono do software, detentor do registro, utiliza sua liberdade para dar a liberdade a todos os interessados. Isto é necessário para impedir que pessoas ou empresas mal intensionadas realizem o registro dos softwares e retirem liberdades dos usuários.
O que é software livre? softwarelivre.org http://softwarelivre.org/portal/o-que-ePara que um software seja considerado livre, é preciso garantir as 4 liberdades:
Como já citado anteriormente, o Software Livre é uma questão de Liberdade e não de preço.
Em muitos países, principalmente os emergentes, como o Brasil, a pirataria é altamente difundida, isto é um fenômeno já conhecido e de interesse principalmente das próprias empresas que produzem os softwares, fazendo parte inclusive de seus modelos comerciais.
Ao utilizar desde cedo um software pirata, a maioria dos usuários deixa de conhecer outros softwares, "use meu software mesmo sem pagar, mas não use outro", ao ingressar formalmente no mercado de trabalho, estes usuários não terão opção a não ser pagar pelas licenças de software, que facilmente podem ultrapassar valores de R$ 500,00 (Microsoft Office), R$ 4.000,00 (Adobe Photoshop) ou mais.
Ao ter a liberdade de utilizar, copiar, distribuir e modificar, o usuário não fica a mercê das decisões de uma ou outra empresa, ele terá para sempre a liberdade de utilizar o software da forma que desejar.
Free Software gnu.org https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.htmlAinda hoje os termos Software Livre, Software Aberto e Software Grátis causam certa confusão, do ponto de vista conceitual, podemos definí-los da seguinte forma:
Garante as 4 liberdades, da filosofia GNU:
Possui o código-fonte aberto, mas não há liberdades garantidas. O código é aberto mas há empresas que controlam os rumos a serem tomados pelo software. Podem haver restrições sobre modificação e distribuição dos softwares.
Softwares gratuítos ou freewares, são apenas grátis, financeiramente e em dinheiro. Os softwares grátis não garantem qualquer tipo de liberdade aos usuários, podendo inclusive, impor restrições quanto ao uso e distribuição.
Outra categoria bastante comum são os "adwares", são softwares gratuítos (o usuário não paga em dinheiro), mas geram lucros aos desenvolvedores ao terem seus computadores inundados com propagandas ou terem seus hábitos de navegação mapeados.
Software Gratuíto wikipedia.org http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_gratuitoEstes softwares livres podem ser utilizados para edição de imagens ou desenho vetorial. Substituem facilmente softwares como Adobe Photoshop e Corel Draw.
O Gimp (GNU Image Manipulation Program) é um editor de imagens avançado, pode ser usado desde retoques numa foto até produção de obras de arte.
Gimp gimp.org http://www.gimp.org/O Inkscape é um software de edição vetorial. Pode ser utilizado para desenvolver banners, placas de avisos ou até mesmo ser utilizado na educação para desenvolver a criatividade das crianças.
Inkscape inkscape.org http://www.inkscape.org/O Scribus é um software para diagramar jornais e revistas.
Scribus scribus.net http://www.scribus.net/canvas/ScribusO Blender é um software para produzir filmes e animações 3d.
Blender blender.org http://www.blender.org/Estes softwares livres podem ser utilizados para criar documentos, planilhas e apresentações. Podem substituir os aplicativos Microsoft Office.
O LibreOffice é uma suíte completa para escritório, possui editor de textos, de imagens, de planilha e de apresentações. É o software recomendado e utilizado pelo governo federal e ter conhecimento básico sobre este software é pré-requisito na maioria dos concursos públicos no Brasil.
Por ser livre, quando o acordo ortográfico foi aprovado, o LibreOffice foi o primeiro software a implementar o corretor ortográfico e sintático.
LibreOffice libreoffice.org https://pt-br.libreoffice.org/O Abiword é um editor de textos leve e simples, pode ser utilizado facilmente em computadores antigos com poucos recursos.
AbiWord abiword.org http://www.abiword.org/O Gnumeric é um editor de planilhas leve e simples, pode ser utilizado facilmente em computadores antigos com poucos recursos.
Gnumeric gnumeric.org http://www.gnumeric.org/Estes softwares livres podem ser utilizados para criar e editar som e vídeo.
O Audacity é um editor de áudio, pode ser utilizado para gravar e editar podcasts, possui opções e filtros avançados.
Audacity audacity.sf.net http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt-BRO Kdenlive é um estúdio de edição de vídeo. Permite cortar, retocar e aplicar efeitos em trechos específicos dos filmes. Substitui com muito mais qualidade o Windows Movie Maker.
Kdenlive kdenlive.org https://kdenlive.org/O DVDStyler é um software livre para a criação de discos DVD, a partir de um ou mais clipes.
DVDSTyler dvdstyler.org http://www.dvdstyler.org/Estes softwares livres educacionais podem ser utilizados para aprender e ensinar. Há softwares para todas as áreas e para todas as idades, da educação infantil ao pós-doutorado.
O GCompris é um software livre educacional para crianças de todas as idades. Possui mais de 100 atividades que começam por ensinar a usar o computador, mouse, teclado, passando por leitura, matemática, geografia, ciências, física, artes e programação.
GCompris gcompris.net http://gcompris.net/index-pt_BR.htmlO TuxPaint é um software livre para desenho. Possui interface agradável para crianças, centenas de pinceis, carimbos e cores.
TuxPaint tuxpaint.org http://www.tuxpaint.org/Ainda é possível enviar desenhos feitos no tuxpaint aos desenvolvedores, para entrar na galeria mundialmente famosa:
Galeria TuxPaint tuxpaint.org http://www.tuxpaint.org/gallery/O Kdedu é uma suíte de aplicativos educacionais do projeto Kde (K-Desktop Environment). Possui um total de 22 aplicativos distintos:
Breno Neves
08/12/2014
Este aplicativo foi feito utilizando como fonte diversos materiais livres (sites dos desenvolvedores, ícones) e códigos livres, como Cordova e JQuery Mobile.